Educação

PRACATUM – ESCOLA DE MÚSICA E TECNOLOGIAS

“A Escola dos meus sonhos é o local onde as pessoas vão satisfazer suas curiosidades e, ao mesmo tempo, criar outras.”

Carlinhos Brown

A Pracatum – Escola de Música e Tecnologias é um programa socioeducacional de formação profissional e social de jovens e adultos que oferece cursos técnicos e de qualificação na cadeia produtiva da cultura. Em 26 de março de 1999, teve seu prédio inaugurado, dispondo de uma estrutura física adequada para profissionalizar os alunos em diversos nichos culturais.

Milhares de músicos e profissionais da música já se capacitaram nas atividades pedagógicas da Escola. Ao longo de sua atuação, a Pracatum – Escola de Música e Tecnologias expandiu sua proposta, se constituindo também como espaço de aprendizagem de outras tecnologias, para além de qualificações técnicas. Ao transcender as salas de aulas, a escola se posiciona como um espaço de mobilização social e exercício da cidadania, afirmando identidades e legitimando singularidades.

O leque de cursos educacionais e artísticos abrange desde formações tecnológicas no âmbito da música, aprendizados práticos de instrumentos, ao conhecimento das novas ferramentas profissionais do universo digital. Além da capacitação profissional, a escola também contribui para a produção e difusão do conhecimento gerado na comunidade, com destaque para o festival Candyall e Tal

Para além da técnica e da teoria, a escola compreende a música como na cadeia produtiva da cultura, composta por atividades profissionais que se articulam desde o fazer artístico, passando pela produção/edição, divulgação e distribuição, até o consumo final.

O espaço físico da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias contém estúdio de gravação, salas de aula, biblioteca, estúdios individuais e para prática em grupo, e salas de instrumentos com cerca de 600 instrumentos diversificados. A escola oferece cursos nas áreas de: instrumentos musicais, áudio, ritmos, processos fonográficos, produção cultural, audiovisual e mídias sociais. 

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Desde 2014, a Pracatum – Escola de Música e Tecnologias é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e possui autorização, junto ao Conselho Estadual de Educação da Bahia, na oferta dos cursos: Curso de Educação Técnica de Nível Médio em Instrumento Musical (1200 hora/aula); e em Processos Fonográficos (864 hora/aula). Esses cursos técnicos buscam preencher uma lacuna na formação e profissionalização dos músicos, em especial, dos percussionistas e técnicos em processos fonográficos. 

A aprovação dos cursos técnicos de nível médio contribuiu para a normatização de todos os cursos de qualificação profissional ofertados pela Escola. Essas mudanças tiveram como objetivo o melhor desempenho e acompanhamento pedagógico dos alunos. 

O participante inscrito, ao final dos cursos, terá o perfil de fazer as interfaces entre as novas tecnologias musicais e as suas tradições, competências imprescindíveis dos modernos profissionais da cultura mundial.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

São oferecidos cursos de qualificação profissional na cadeia produtiva da cultura, principalmente da música, direcionados a jovens e adultos, com carga horária entre 200 e 600 (hora/aula). 

Confira os cursos de qualificação profissional já realizados pela Pracatum – Escola de Música e Tecnologias:

PESQUISA 

A Associação Pracatum tem desenvolvido pesquisas na área da música e partilhado seus processos e resultados da produção de conhecimento. Confira abaixo as publicações editoriais: 

Afrobook: mapeamento dos ritmos afrobaianos, volume 1 (2017)

Reúne a produção de conhecimento acadêmico e a vivência de mestres e percussionistas envolvidos no processo de invenção do samba-afro e do samba-reggae. 

Em um estudo sobre a música popular brasileira, o livro propõe uma leitura híbrida que articula escrita musical e estratégias culturais, ao oferecer para o leitor um cenário amplo que permite formular algumas respostas para processos de invenção rítmica, sobretudo, ocorridos nas décadas de 1970 e 80.

Organizado em capítulos, o Afrobook I apresenta um panorama histórico-antropológico da cidade de Salvador-BA, destacando a diversidade étnica dos africanos e os modelos religiosos, bem como as matrizes rítmicas que se deslocaram dos terreiros para modelar os estilos populares focalizados, ganhando uma faceta profana. 

O livro também conta sobre as agremiações carnavalescas que realizaram o processo de invenção rítmica do samba-afro e do samba reggae, e apresenta um trabalho de transcrição dos ritmos em pentagramas.

Click e veja o livro

Afrobook em formato de audiolivro: 

Kandengue Tambor: uma experiência sonora (2019)

Resultado de um processo sonoro exploratório de ensino e aprendizagem realizado pela Pracatum – Escola de Música e Tecnologias, envolvendo 16 jovens alunos. Um laboratório de pesquisa rítmica foi fundado com o objetivo de experimentar novas sonoridades e explorar conexões com o universo atual da música percussiva afrobaiana. 

A pesquisa evidenciou os instrumentos percussivos, inventados ou modificados no bairro Candeal, durante o movimento cultural Vai quem Vem, no centro da criação musical. A coleta e geração de dados da pesquisa se deu por meio da gravação dos exercícios, das técnicas de execução e da transcrição de partituras, envolvendo práticas orais e a escrita universal da música.

O livro ainda traz experimentos sonoros realizados no laboratório que destacam o protagonismo dos tambores no processo de invenção musical. O leitor tem a possibilidade de acessar um material de estudo para a sua prática musical, desde os saberes musicais que transitam da tradição do candomblé de Angola, à paisagem pop-urbana do Candeal Pequeno.

Clique e veja o livro

Link para os áudios do e-book Kandengue Tambor: 

http://www.kandenguetambor.com.br/

Música na Escola

O projeto, lançado em 2019, aliou a música no processo de aprendizagem das crianças da rede municipal de ensino de Salvador. A iniciativa foi uma pesquisa musical pedagógica desenvolvida pela Associação Pracatum, em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

No total, foram criadas 60 músicas de arranjo e sonoridade baianos, inéditas ou adaptadas do cancioneiro popular, direcionadas para darem suporte didático aos programas educacionais do 1º ao 5º ano das escolas municipais. Um trabalho focado em desenvolver as competências cognitivas e as habilidades dos estudantes de maneira lúdica e criativa. 

A concepção das canções envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por arte-educadores, pedagogos e músicos, que trabalharam na pesquisa de ritmos associados com os temas tratados nas aulas e propuseram sugestões pedagógicas aos professores.

Participaram das gravações 65 músicos baianos, dentre eles, nomes renomados do cenário musical brasileiro como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Luiz Caldas, Flávio Renegado, Saulo Fernandes e Margareth Menezes. 

PRACATUM INGLÊS

Fundada em 2005, a Pracatum Inglês é um programa de ensino que atende crianças (Kids) e adolescentes (Teens), com duração de 4 anos cada.

A metodologia desenvolvida pela Pracatum Inglês está no diálogo e alinhamento entre a teoria em torno da aprendizagem da nova língua e as práticas culturais cotidianamente vividas e trocadas pela comunidade do Candeal Pequeno. O objetivo é aproximar o rico universo desses símbolos culturais produzidos e perpetuados no bairro, aproximando-os com os conteúdos didáticos presentes nos currículos.

Desde sua criação, a Pracatum Inglês já atendeu cerca de 400 alunos e foi reconhecida com o prêmio de Pontinho de Cultura em 2013, realizado através do Programa Cultura Viva, do então Ministério da Cultura.